IMG_8078.JPG
IMG_8078.JPG

Nossos projetos


SCROLL DOWN

Nossos projetos


Cor + bom humor: nosso jeito preferido de transformar a cidade.

Conheça aqui um pouco dos nossos projetos. 

Conectados.cc - Plataforma

Você já pensou em contratar um sírio para fazer um jantar na sua casa? Ter aula de francês com um haitiano? Comprar tecidos bolivianos? Fazer aula de dança afro? Encomendar comida marroquina? Contratar uma palestra sobre direitos humanos?

O projeto Conectados.cc é uma ferramenta virtual gratuita que promove a diversidade cultural através da venda de produtos e a contratação de serviços oferecidos por refugiados e imigrantes que moram em São Paulo.

São mais de 170 perfis de produtos/serviços nas categorias: : Palestras, moda, música, gastronomia, artesanato, artes visuais, aulas e dança.

www.conectados.cc

O objetivo do projeto é contribuir para a inserção econômica e social dos imigrantes na sociedade brasileira e ao mesmo tempo promover a visibilidade, confiança e um sentimento de pertencimento dos imigrantes com a cidade e com as pessoas.


O projeto é um dos ganhadores da segunda edição do Programa Vai Tec realizado pela AdeSampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.

 

Onde: São Paulo

Quando: março de 2017.

Realização: Bela Rua, Conexão Cultural

Apoio: VaiTec, AdeSampa e Prefeitura de São Paulo

guia o parque da vila - Publicação

O Guia Parque da Vila relata a experiência da construção do Parque da Vila, um circuito recheado de galerias, ateliês, espaços culturais e gastronômico na Vila Madalena em São Paulo.  No guia relatamos a conquista e a importância do espaços público para uma cidade e a seu habitantes.

 

Confira aqui: link primeira edição


Realização: Bela Rua, Empacto e Muda Cultural

 

17_capa.jpg

ESCADÃO JARDIM HELIAN - OFIciNA E INTERVENÇÃO URBANA

A escadaria do Jardim Helian é uma passagem importante para a comunidade que vive lá, ela é acesso para uma escola e quadra esportiva. Em 2014, a comunidade viveu um episódio desagradável, quando 3 jovens locais foram assassinados na escadaria por estarem em um turno vendendo drogas. Este episódio marcou a comunidade até os dias de hoje, e a escadaria desde então se tornou um local triste e inseguro. Em Dezembro de 2016, realizamos uma oficina de placemaking com a comunidade onde pudemos entender a história da escadaria e a sua importância, a partir da oficina fizemos uma transformação na escadaria onde vivemos juntos umas experiência lúdica e divertida e re-significação daquele lugar.

 

Onde: Jardim Helian

Quando: Dezembro de 2016.

Realização: Bela Rua, Conexão Cultural, Associação de Moradores do Jardim Helian e Sesc Itaquera

Rua ao cubo - praça oliveira penteado/ 4ºediçÃO - INTERVENÇÃO URBANA

O projeto (Rua)³ esteve na Praça Oliveira Penteado pela segunda vez, durante um final de semana de 2016. Esta foi uma edição especial, na qual realizamos uma exposição com o resultados das pesquisa de Placemaking realizada no primeira edição do projeto na mesma praça no ano de 2014.

saiba mais sobre o projeto (Rua)³

Onde: Praça Oliveira Penteado

Quando: Outubro de 2016

Realização: Bela Rua

Apoio: Odebrecht

13_vamoslimparorio.png

RUA AO CUBO - PRAÇA ALEXANDRE GUSMÃO/3ºEDIÇÃO - INTERVENÇÃO URBANA

O projeto (Rua)³ esteve na Praça Alexandre Gusmão participando do evento (Vida)³ na Praça, ação organizada pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis dentro da Virada Sustentável. O projeto e outras atrações espalharam pela praça diversas atividades infantis, exposições, música, oficinas e rodas de conversa com o tema da cidade e foram realizadas pesquisa de mobilidade urbana com as pessoas.

 

saiba mais sobre o projeto (Rua)³

Onde: Praça Alexandre Gusmão

Quando: Agosto de 2016.

Realização: Bela Rua, WRI Brasil Cidades Sustentáveis e Virada Sustentável

Vamos limpar o rio - intervenção e manifesto

Em 2016 participamos do manifesto “Vamos Limpar o Rio?”, que reúne empresários,  estudantes, comunicadores, artistas e ativistas. Juntos acreditamos que a limpeza dos rios “é a causa mais importante da cidade”. Desta forma O Bela Rua buscará conscientizar as pessoas sobre a importância do rio para uma cidade e ao mesmo tempo inspirar-las a se apropriarem desta causa. Vamos Limpar o Rio?

 

saiba mais sobre o Vamos Limpar o Rio

Realização: Arq.Futuro, Arup, AlmapBBDO, Bela Rua, Insper, MIT, Águas Claras do Rio Pinheiros, Minha Sampa e Sociedade Civil.

CIRCUITO CULTURAL - INTERVENÇÃO URBANA, PESQUISA E OFICINA

No início do ano de 2016 vencemos a concorrência realizada pela Empresa Natura para o Desenvolvimento Territorial do Entorno de Cajamar. Criamos e implementamos o projeto O Circuito Cultural Natura, no qual eram realizadosencontros mensais com a comunidade e intervenções urbanas em espaços públicos. Objetivo do projeto era empoderar a comunidade na transformação da sua cidade e melhorar a autoestima dos seus cidadãos. Durante o processo foi construído uma horta comunitária, um palco para atividades culturais e biblioteca em pontos de ônibus e por fim entregamos um Guia de Placemaking para a comunidade contantando todo o processo.

 

Onde: Cajamar

Quando: Março de 2016 até Dezembro 2016.

Realização: Bela Rua, Conexão Cultural, Natura e Movimento Inova Cajamar

Apoio: Sesi, Senai, Votorantim, Prefeitura de Cajamar, SKF, Penske, Maxpreed, Layher, Etec

PLACEMAKING CAMPOS ElÍSEOS - OFICINA

Com o intuito de aproximação dos reais desejos e necessidades de quem vive e trabalha na região dos Campos Elíseos, realizamos duas oficinas participativas com a comunidade, o objetivo era iniciar um processo coletivo e participativo para organizar e fortalecer a comunidade do bairro através de oficinas participativas.

Onde: Campos Elíseos, São Paulo

Quando: Maio de 2016.

Realização: Bela Rua, Carlos Leite, Vinicius Andrade, Sesc e Porto Seguroe Folha de São Paulo

12_oficinaplacemaking.png

CURTO CIRCUITO - INTERVENÇÃO URBANA

É um intervenção urbana que busca inspirar as pessoas a ocupar uma rua da cidade de forma livre e espontânea. A proposta parte de uma linha longitudinal à rua, formada por mobiliários urbanos modulares, os pallets, e por um caminho de luz e de som, que se intercalam através de tubos de PVC. As pessoas ao caminharem na rua se depararam com um objeto retilíneo, que forma uma linha de mobiliário, uma linha de luz, uma linha de som, buscando despertar um CURTO CIRCUITO nas pessoas para a construção de um novo espaço público. O passante, ao percorrer esta linha, se depara com uma frase questionadora em relação ao uso da rua: “O que você quer para esta rua?” e, nos dois extremos da intervenção, há painéis interativos para uma pesquisa urbana e social, que buscam incentivar o diálogo e a construção de uma rua democrática e acessível para todos.

Projeto: Bela Rua e Vapor 324

*projeto ainda não realizado

RUA AO CUBO - ALAMEDA RIO CLARO /2ºEDIÇÃO - INTERVENÇÃO URBANA E PESQUISA

O Projeto Rua ao Cubo teve sua segunda edição em outubro de 2015 na Alameda Rio Claro (travessa da Av. Paulista), junto ao Projeto Conexão Sustentabilidade. Durante uma semana o Cubo se tornou palco de diversas atividades culturais e artísticas realizadas pelo Conexão Cultural, como shows, workshops, oficinas criativas, exposições, biblioteca pública, brincadeiras infantis, dentre muitas outras. Nesta edição do Rua ao Cubo desenvolvemos a Pesquisa de Placemaking que busca compreender os desejos e necessidades das pessoas que, ao final do projeto, foi consolidada em um relatório de análise da Alameda.

 

Onde: Alameda Rio Claro

Quando: Outubro de 2015.

Realização: Bela Rua, Conexão Cultural, Natura, Edital Pro-Ac ICMS, Oi e Oi Futuro.

08_parklet.jpg

PARKLET DA CIDADE - INTERVENÇÃO URBANA E PESQUISA

O nome Parklet remete à um “mini parque” temporário, que ocupa o espaço de um vaga e amplia as opções de lazer na cidade. O nosso Parklet é uma estrutura flexível, que permite diversos usos em diferentes lugares da cidade, criando sempre um espaço de convivência específico para o local e para a demanda que ele atende. O diferencial desse parklet é que o seu processo de de construção, criação e manutenção tem a participação da comunidade.

Projeto: Bela Rua e a arquiteta Juliana Bucaretchi

*projeto ainda não realizado

GUIA DO ESPAÇO PÚBLICO - PUBLICAÇÃO

O Guia do Espaço Público busca contribuir com ideias e práticas para ajudar cidadãos, órgãos públicos, academia, empresas e todos demais interessados em construir melhores espaços públicos nas cidades brasileiras.  

link primeira edição

link segunda edição - A segunda edição foi realizada pelo Conexão Cultural com o projeto aprovado pelo ProAc. 

Realização: Bela Rua e Conexão Cultural

Nós - intervenção urbana

O Projeto NÓS é uma instalação de Vídeo Retroalimentar que evoca a conexão, o olhar e a escuta entre as pessoas a partir de histórias pessoais compartilhadas. A experiência se dá individualmente dentro de uma cabine de som acústica em um sistema que, a cada nova entrada de um participante, é reproduzida uma história em vídeo registrada anteriormente por um participante e, logo após, grava-se a história do participante presente no interior da cabine. Cada novo participante na cabine aumenta a rede de histórias que nos interligam, fornecendo um amplo panorama que permitirá a elaboração de um ensaio sobre a experiência NÓS. 

Projeto: Bela Rua e a ExCompanhia de Teatro aprovado pelo ProAc ICMS.

*projeto ainda não realizado

Mobiliário e atividades no projeto centro aberto - oficina

Em outubro de 2014 o Bela Rua foi convidado para participar do projeto Centro Aberto da Secretaria de Urbanismo de São Paulo para o Largo Paissandu.

O projeto teve duração de 2 meses, onde foram propostas atividades culturais no local. Ao mesmo tempo, foi realizada uma pesquisa para implementar melhorias do

local.

 

Realização: Bela Rua, Rebeca Grinspum e Prefeitura de São Paulo.

Rua ao cubo - praça oliveira penteado/ 1º ediçÃO - INTERVENÇÃO URBANA E PESQUISA

Às vezes a gente precisa de um cubo gigante para lembrar que a vida acontece lá fora. Para unir eu e você. Para mostrar que uma praça pode ser mais que uma praça: pode ser um lugar de encontro, de leitura, de brincadeira, de emoção.

Por tudo isso, durante três semanas, o (Rua)³ levou cultura, diversão e arte para a Oliveira Penteado. Enquanto estivermos lá curtindo ao ar livre, também vamos realizar estudos e pesquisas para entender o que todos nós desejamos para aquele local e pensar em como transformar esses desejos em realidade. O Projeto teve enorme repercussão na mídia, como no Catraca Livre, Jornal das 10, Globonews, SPTV, Revista São Paulo, G1, Uol, CBN, Guia da Folha de São Paulo, Guia do Estado de São Paulo, entre muitos outros.

 

saiba mais sobre o projeto (Rua)³ 

Onde: Praça Oliveira Penteado

Quando: Julho/Agosto de 2014.

Realização: Bela Rua, Odebrecht, Braskem e Impacto Engenharia.

 

IMG_4921.jpg
IMG_5351.jpg

Muro dos Sonhos - intevenção urbana

O Bela Rua participou da intervenção urbana junto à Rede Como Virar a Sua Cidade e a Fundação Fenômenos , na intervenção de pintura de um muro com as frases “Quero que Santa Inês tenha____”, preenchendo o muro com os sonhos dos moradores. Este Projeto esteve na exposição na X Bienal de Arquitetura de São Paulo, realizada em 2013 no Sesc Pompeia. 

 

Realização: Bela Rua e Fundação Fenômenos.

 

Bate Papo com Café

Bela Rua montou uma estrutura pequena (mesa e alguns bancos) na alameda que cruza a Avenida Paulista, e ofereceu café, chá e bolachas para as pessoas que estavam no local. A ação incentivou um bate papo descontraído, onde foram levantados comportamentos, necessidades e desejos para o espaço. .

 

Onde: Alameda Rio Claro

Quando: Outubro de 2013.

Realização: Bela Rua e Rafaella Wolf

Curativos urbanos - intervenção urbana

A primeira ação dos Curativos Urbanos foi em 2012, antes de criação da organização.  A intervenção busca chamar a atenção das pessoas sobre as condições de acessibilidade das calçadas e a incentivar as pessoas a cuidar dos espaços públicos. Através de um “band aid”, colorido e divertido, que pode ser feito com materiais simples por qualquer pessoa, essa intervenção se pulveriza pela cidade de forma lúdica e divertida. 

O Projeto teve grande repercussão no Brasil e na Europa, e ainda participou de eventos como: o “Fórum Social Mundial Temático” em 2014, em Porto Alegre, do evento “Inovaday” em 2013, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, do evento “Placemaking Leadership Council” em 2013, em Detroit nos Estados Unidos, e em uma exposição e oficina no MIS, em São Paulo em um evento realizado pelo Conexão Cultural, em 2013.

 

Mais aqui: https://www.facebook.com/curativosurbanos

Realização: Bela Rua, Aline Peres dos Santos, Ana Carolina Angotti, Maria Ocarrina, Rafaella Wolf.